Candlesticks - Parte 1 - Trader Gráfico - Robôs, Cotações, Notícias e Análises Bovespa
  • Clique aqui para voltar e escolher outra Newsletter.


    Análise Técnica e SuperSinais
    Ano 2 - Número 16 - Segunda-feira, 31/03/2008


    Esta Newsletter é enviada Semanalmente a todas as pessoas devidamente cadastradas no site www.tradergrafico.com.br/newsletter e tem por objetivo apenas informar ao seu público alvo detalhes sobre indicadores, funções e análises necessários para uma avaliação de ativos e empresas associados a renda variável. Esta Newsletter não produz e não produzirá análises ténicas sobre nenhum ativo ou empresa.


    Candlesticks - Parte 1

    Começamos hoje uma série que é de interesse de muitos traders, o significado dos Candlesticks. Dividida em 4 partes, esta série trará definições sobre Candles de alta, baixa, reversão e continuidade.

    Esta semana falaremos sobre os Candlesticks e sobre os padrões de alta. Começamos com a definição de Candle, que é uma figura representativa de um período de negociação, que pode ser descrito conforme mostra a imagem abaixo:

    Candlesticks


    Podemos ver que um Candle pode ser de alta (normalmente verde ou branco, mas podendo ser de qualquer cor) e de baixa (normalmente vermelho ou preto, mas também podendo ser de qualquer cor).

    Normalmente o Candle é um desenho semelhante ao mostrado acima, mas ele pode variar. Imagine se a abertura for igual ao fechamento, o Corpo Real será uma linha, e se a máxima e a mínima do período forem diferentes dos valores de abertura e fechamento teremos uma linha vertical cortando uma linha horizontal, o que dá um desenho de cruz. Pois bem, há certos desenhos que foram estudados no mercado de arroz do Japão feudal do Século XVII e que quase sempre ocorrem antes de movimentos importantes no preço, como altas, baixas e reversões, ou ainda, mostram continuidade.

    Esta interpretação é fácil de se explicar, os desenhos nada mais são do que um reflexo entre a força dos agentes de mercado, ou seja, uma mostra de quem é mais forte, os investidores que querem comprar ou os investidores que querem vender. Também pode-se ter uma idéia de volatilidade e de seqüência de negociação, quando analisamos 2 ou 3 Candles seguidos.

    Sendo assim, a partir de agora vamos apresentar alguns padrões de Candles de Alta, e então mostraremos exemplos de alguns deles aplicados aos gráficos. Claro que existem mais padrões do que os que serão mostrados aqui, mas tentaremos mostrar os mais conhecidos.

    Padrões de Candlesticks de Alta

    Significam que no próximo período (por exemplo, dia) os preços vão subir.


    Branco Longo
    Branco Longo (Long White)

    Este candle ocorre sempre que a abertura está bem próxima à mínima e o fechamento está bem próximo à máxima.

    Marobozu
    Marobozu

    Semelhante ao Branco Longo, porém mais forte, ocorre quando a abertura é igual à mínima e o fechamento é igual à máxima.

    Martelo
    Martelo (Hammer)

    É um padrão de alta se ocorrer após uma tendência de baixa. Se ocorrer após um tendência de alta é chamado de Enforcado, que veremos nas próximas Newsletters. É composto de um pequeno Corpo Real e uma grande Sombra Inferior. Embora ele esteja verde aqui, a cor do Candle não importa.

    Piercing
    Piercing

    Formado por um Preto Longo (inverso do Branco Longo, que veremos na próxima Newsletter), seguido por um Branco Longo, que abre abaixo da mínima anterior e feche acima da metade do Corpo Real anterior.

    Envolvente de Alta
    Envolvente de Alta (Bullish Engulfing)

    Este padrão é muito forte se ocorrer após uma tendência de baixa. Ele ocorre quando um Candle de baixa pequeno é totalmente envolvido pelo Corpo Real do próximo Candle de alta.

    Estrela da Manhã
    Estrela da Manhã (Morning Star)

    Este padrão mostra um provável fundo, formado pela Estrela (Candle do meio) e confirmado pelo Candle de alta. A Estrela pode ter qualquer cor.

    Estrela Doji de Alta
    Estrela Doji de Alta (Bullish Doji Star)

    Este padrão significa uma alta após um período de indefinição, entretanto, ele deve ser confirmado por outro padrão de alta, como a própria Estrela da Manhã. O primeiro Candle pode ser de qualquer cor.



    Exemplo de Candlesticks


    Até a próxima semana com os Padrões de Candlesticks de Baixa.

     
    Você pode ver gráficos de Candlesticks, Barras e Linha no Trader Gráfico, para saber mais acesse o link abaixo:

    http://www.tradergrafico.com.br/ajuda/ajuda.asp?id=18


    Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC - CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. Campus-Elsevier, 2010) e sócio-fundador do Trader Gráfico.

    Facebook Twitter