Keltner Channel - Trader Gráfico - Robôs, Cotações, Notícias e Análises Bovespa
  • Clique aqui para voltar e escolher outra Newsletter.


    Análise Técnica e SuperSinais
    Ano 3 - Número 64 - Segunda-feira, 25/05/2009


    Esta Newsletter é enviada Semanalmente a todas as pessoas devidamente cadastradas no site www.tradergrafico.com.br/newsletter e tem por objetivo apenas informar ao seu público alvo detalhes sobre indicadores, funções e análises necessários para uma avaliação de ativos e empresas associados a renda variável. Esta Newsletter não produz e não produzirá análises ténicas sobre nenhum ativo ou empresa.


    Keltner Channel

    Nesta semana vamos falar sobre o estudo técnico Keltner Channel. Calculado no sistema de bandas, o mesmo utilizado pelas Bandas de Bollinger, é bastante utilizado em gráficos intraday e tem um rendimento satisfatório.

    O Keltner Channel possui 3 linhas, sendo a principal formada por uma Média Móvel Simples de 9 períodos (ou maior dependendo do ajuste gráfico) do famoso Ponto de Pivot. As duas linhas restantes formam a banda superior e a banda inferior e são formadas pela adição e subtração da linha principal de outra Média Móvel Simples do mesmo período da linha principal da diferença entre Máxima e Mínimada barra.

    Seguem as fórmulas de seu cálculo:

    Ponto de Pivot: (Max + Min + Fech) / 3
    Linha1: MMS(Ponto de Pivot, N)
    Linha2: Linha1 + MMS(Max - Min, N)
    Linha3: Linha1 - MMS(Max - Min, N)

    Onde:
    MMS = Média Móvel Simples
    N = número de períodos utilizado, normalmente 9.
    Max = Máxima
    Min = Mínima
    Fech = Fechamento

    Uma vez calculadas as linhas, vamos às suas interpretações:
    1. Rastreador de Tendência: Para utilizar o Keltner Channel como rastreador de tendência, o sinal de compra é dado sempre que os preços rompem para cima a banda superior do estudo, enquanto que o sinal de venda é dado sempre que a banda inferior for rompida para baixo.
      Keltner Channel


    2. Oscilador: No papel de oscilador, o estudo é interpretado de forma diferente, como se a banda superior fosse a linha de sobre-compra e a inferior de sobre-venda. Neste caso, sempre que o preço romper a banda superior para baixo temos um sinal de venda e quando a banda inferior for rompida para cima temos um sinal de compra.
      Keltner Channel


    É importante lembrar que gráficos com tendência muito bem definida e volume de negociação alto produzem melhores resultados com rastreadores de tendência, enquanto que gráficos com tendência indefinida e volume mais baixo produzem melhores resultados quando analisados com osciladores.

    Além disso, é sempre bom cruzar mais de um estudo a fim de confirmar tendências ou indefinições.

     
    O estudo Keltner Channel faz parte do novo pacote de estudos do Trader Gráfico 3.1 pelo menu:

    Estudos > Estudos Personalizados > Keltner Channel

    Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC - CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. Campus-Elsevier, 2010) e sócio-fundador do Trader Gráfico.

    Facebook Twitter