MACD - Trader Gráfico - Robôs, Cotações, Notícias e Análises Bovespa
  • Clique aqui para voltar e escolher outra Newsletter.


    Análise Técnica e SuperSinais
    Ano 1 - Número 2 - Segunda-feira, 24/12/2007


    Esta Newsletter é enviada Semanalmente a todas as pessoas devidamente cadastradas no site www.tradergrafico.com.br/newsletter e tem por objetivo apenas informar ao seu público alvo detalhes sobre indicadores, funções e análises necessários para uma avaliação de ativos e empresas associados a renda variável. Esta Newsletter não produz e não produzirá análises ténicas sobre nenhum ativo ou empresa.


    MACD

    Nesta newsletter vamos apresentar mais um indicador técnico consagrado e muito utilizado por analistas ao redor do mundo, o MACD. Por ser um assunto extenso, na próxima newsletter continuaremos neste assunto abordando o Histograma MACD, ambos estudos podem ser configurados no Trader Gráfico e os seus resultados são excelentes.

    MACD, da sigla em inglês Moving Average Convergence / Divergence, é um indicador técnico criado na década de 1960 por Gerald Appel. O seu conceito é simples, ele mostra a diferença entre duas médias móveis exponenciais (MME), uma rápida (normalmente de 12 períodos) e outra lenta (normalmente 26 períodos). Sendo assim, ele varia entre valores positivos e negativos, a sua fórmula é:

    MACD = MME12 do Fechamento – MME26 do Fechamento

    * os valores 12 e 26 períodos são os mais comuns, mas podem ser alterados de acordo com a estratégia utilizada.

    Para completar o indicador deve ser traçada uma linha de Sinal, esta linha nada mais é do que uma MME de 9 períodos da própria linha MACD. Da mesma forma, o valor de 9 períodos é o mais utilizado, mas pode ser alterado de acordo com a estratégia utilizada. A fórmula da linha Sinal é:

    Sinal = MME9 do MACD

    A figura abaixo mostra como o estudo é montado. No gráfico de preço podem ser observadas as MMEs de 12 e 26 períodos. Elas não precisam ser traçadas, aqui elas foram traçadas apenas para facilitar o entendimento do estudo. No gráfico de baixo está traçado o MACD e também o seu Histograma, formado pelas barras pretas, na próxima semana explicaremos o Histograma em detalhes. A linha MACD é a azul e a linha Sinal é a vermelha pontilhada.

    MACD

    O MACD é um rastreador de tendência, ou seja, ele identifica mudanças na tendência atual de um ativo. Existem 3 formas de operá-lo, 1) quando a linha MACD cruza a linha zero para cima ou para baixo, 2) quando a linha MACD cruza a linha Sinal e 3) quando o seu Histograma entra em divergência com os preços.

    1. Quando a linha MACD cruza a linha zero para cima ou para baixo, a informação passada é exatamente a mesma de quando a MME mais curta cruza a MME mais longa no gráfico. Se o MACD estiver acima do zero a tendência atual é de alta, se ele estiver abaixo do zero a tendência é de baixa, simples assim.

    2. A regra de operação mais comum é dada quando a linha MACD cruza a linha Sinal. Se a linha azul MACD cruza a linha vermelha Sinal para cima, é para Comprar. Se a linha azul MACD cruza a linha vermelha Sinal para baixo é para Vender. Como estes cruzamentos são muito freqüentes, normalmente o MACD é associado a outros estudos para confirmação das compras e vendas.

    3. A formação do Histograma ofere o que muitos consideram ser o sinal mais forte e real de compra e venda que um estudo técnico pode oferecer. O seu conceito simples e eficaz será detalhado na próxima semana.
    No programa Trader Gráfico podem ser configuradas estratégias de compra e venda que emitem sinais visuais e sonoros sempre que as linhas MACD e Sinal se cruzam. Além de fornecer relatórios de desempenho deste estudo para todos os ativos negociados na Bovespa. Para mais detalhes visite:

    http://www.tradergrafico.com.br/ajuda/ajuda.asp?id=6

     
    Você pode acessar esta newsletter e as newsletters passadas pela internet, no site do Trader Gráfico. Para isto basta acessar o link abaixo:

    http://www.tradergrafico.com.br/newsletter

    Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC - CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. Campus-Elsevier, 2010) e sócio-fundador do Trader Gráfico.

    Facebook Twitter