Acumulação Estatística - Trader Gráfico - Robôs, Cotações, Notícias e Análises Bovespa
  • Clique aqui para voltar e escolher outra Newsletter.


    Análise Técnica e SuperSinais
    Ano 3 - Número 71 - Segunda-feira, 24/08/2009


    Esta Newsletter é enviada Semanalmente a todas as pessoas devidamente cadastradas no site www.tradergrafico.com.br/newsletter e tem por objetivo apenas informar ao seu público alvo detalhes sobre indicadores, funções e análises necessários para uma avaliação de ativos e empresas associados a renda variável. Esta Newsletter não produz e não produzirá análises ténicas sobre nenhum ativo ou empresa.


    Acumulação Estatística

    Nesta semana trago novamente um estudo desenvolvido por mim para aplicação em gráficos de qualquer periodicidade em diversos tipos de ativo. Trata-se da Acumulação Estatística, uma simples combinação de média e desvio padrão com o objetivo de encontrar tendências de curto prazo.

    Para calcular este estudo basta ter uma Média Móvel Simples e o seu Desvio Padrão de um período determinado, normalmente 21 barras. De posse destes dados vamos calcular as linhas:
    • L1 = (Fech - MMS_Fech_21) / DesvPad_Fech_21
    • L2 = MMS_L1_21
    Onde:
    Fech = Fechamento Atual
    MMS_Fech_21 = Média Móvel Simples dos preços de fechamento das últimas 21 barras
    DesvPad_Fech_21 = Desvio Padrão dos preços de fechamento das últimas 21 barras
    MMS_L1_21 = Média Móvel Simples da Linha 1 das últimas 21 barras

    Assim, teremos a Linha 1 oscilando entre valores positivos e negativos, cujo valor em módulo corresponde ao percentual do desvio padrão relativo ao último preço versus a média e o sinal mostra o sentido da tendência da última barra.

    Com isto, estamos observando uma linha padronizada que mostra a tendência atual do gráfico. Quando criamos uma média móvel desta linha, a Linha 2, atenuamos a velocidade do sinal e conseguimos ver uma tendência confirmada do ativo. Sempre que a Linha 2 for positiva temos compra e quando for negativa temos venda.

    Abaixo exemplo do estudo Acumulação Estatística:



    Este estudo é um rastreador de tendências e deve ser utilizado em gráficos com volume de negociação alto e constante (PETR4, VALE5, CSNA3 etc) para que os resultados sejam satisfatórios.

     
    A Acumulação Estatística faz parte do Trader Gráfico e pode ser acessada pelo menu:

    Estudos > Estudos Personalizados > Acumulação Estatística

    Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC - CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. Campus-Elsevier, 2010) e sócio-fundador do Trader Gráfico.

    Facebook Twitter