Aroon Up-Down - Trader Gráfico - Robôs, Cotações, Notícias e Análises Bovespa
  • Clique aqui para voltar e escolher outra Newsletter.


    Análise Técnica e SuperSinais
    Ano 3 - Número 67 - Terça-feira, 23/06/2009


    Esta Newsletter é enviada Semanalmente a todas as pessoas devidamente cadastradas no site www.tradergrafico.com.br/newsletter e tem por objetivo apenas informar ao seu público alvo detalhes sobre indicadores, funções e análises necessários para uma avaliação de ativos e empresas associados a renda variável. Esta Newsletter não produz e não produzirá análises ténicas sobre nenhum ativo ou empresa.


    Aroon Up-Down

    Nesta semana falaremos de um estudo simples, porém eficaz, o Aroon Up-Down e o seu respectivo Oscilador.

    O Aroon Up-Down é composto por duas linhas, uma acompanhando a máxima de um período N, a Aroon Up, e a outra acompanhando a mínima do mesmo período, a Aroon Down. Abaixo as suas fórmulas de cálculo:

    Aroon Up (%) = 100 * (Tempo do período N onde houve a Máxima do período) / (Tempo total do período N)

    Aroon Down (%) = 100 * (Tempo do período N onde houve a Mínima do período) / (Tempo total do período N)

    Onde N é o número de barras escolhido pelo investidor para realizar o cálculo, o período padrão sugerido é de 14 barras.

    A interpretação também é simples, a linha que estiver mais próxima do 100% define qual a tendência dominante, ou seja, se a linha Aroon Up está mais próxima do 100% temos tendência de alta. Se a linha Aroon Down está mais próxima do 100% temos tendência de baixa. E se ambas estiverem no mesmo patamar temos uma indefinição.

    Abaixo uma imagem do estudo Aroon Up-Down, a linha verde é a UP e a linha vermelha é a DOWN.

    Aroon Up-Down


    Do cruzamento entre as linhas UP e DOWN temos sinais de compra e de venda. Assim, se fizermos a subtração simples destas duas linhas, teremos uma terceira linha que oscila em torno do valor zero, esta linha é chamada de Oscilador Aroon.

    Na imagem abaixo podemos ver a linha Oscilador Aroon, em cinza.

    Aroon Up-Down


    Por ser um estudo simples, é recomendado cruzar o seu sinal com outros estudos rastreadores de tendência, como o DMI ou as Bandas de Bollinger.

     
    O estudo Aroon Up-Down faz parte do pacote de estudos do Trader Gráfico 3.1 pelo menu:

    Estudos > Estudos Personalizados > Aroon Up-Down

    Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC - CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. Campus-Elsevier, 2010) e sócio-fundador do Trader Gráfico.

    Facebook Twitter