Parabólico SAR (Stop and Reverse) - Trader Gráfico - Robôs, Cotações, Notícias e Análises Bovespa
  • Clique aqui para voltar e escolher outra Newsletter.


    Análise Técnica e SuperSinais
    Ano 2 - Número 28 - Segunda-feira, 23/06/2008


    Esta Newsletter é enviada Semanalmente a todas as pessoas devidamente cadastradas no site www.tradergrafico.com.br/newsletter e tem por objetivo apenas informar ao seu público alvo detalhes sobre indicadores, funções e análises necessários para uma avaliação de ativos e empresas associados a renda variável. Esta Newsletter não produz e não produzirá análises ténicas sobre nenhum ativo ou empresa.


    Parabólico SAR (Stop and Reverse)

    Vamos falar nesta semana sobre o sistema Parabólico SAR (Stop And Reverse).

    Este sistema de operação baseado no STOP LOSS, disponível hoje em dia na maioria dos Home-Brokers e muito conhecido dos investidores, é um ótimo aliado sempre que os mercados estão em tendência, seja ela de alta ou de baixa.

    O nome Parabólico vem da semelhança com uma parábola que o rastro de seu movimento deixa no gráfico e o SAR vem de Stop And Reverse, ou seja, Parar e Reverter a operação.

    O conceito é bem simples e baseia-se na premissa de que o operador sempre estará posicionado no mercado, seja comprado, seja vendido a descoberto. Isto por que sempre que este sistema mostra um sinal de compra ou venda, o operador deverá fechar a posição em aberto e reabrir uma posição no sentido contrário. Obviamente, se o operador não quiser reverter a posição ele não precisa, mas o sistema Parabólico SAR continua trabalhando como se isto tivesse sido feito.

    Deve-se tomar cuidado com o fato de que o STOP sugerido pelo Parabólico SAR é móvel, ou seja, muda de valor a cada dia até que os preços o interrompam. Imediatamente um novo STOP LOSS é calculado na direção contrária, presumindo que o operador fechou a posição anterior e abriu uma nova no sentido contrário.

    A fórmula para o seu cálculo é a seguinte:

    STOPd1 = STOPhj + [FA * (PE - STOPhj)]

    Onde:
    STOPd1 = STOP do próximo dia útil
    STOPhj = STOP de hoje
    FA = Fator de aceleração. Normalmente começa em 0,02 (2%) com um máximo de 0,2 (20%)
    PE = Ponto Extremo do dia da negociação. Se for compra é a máxima do dia da compra e se for venda é a mínima do dia da venda

    Abaixo podemos ver um exemplo do Parabólico SAR no gráfico do IBOVESPA:
    Parabólico SAR


    É importante entender que o Parabólico SAR usa, além do preço, o fator Tempo para emitir os sinais, sendo assim, ele só deve ser usado se o ativo analisado estiver em tendência de alta ou de baixa, caso a análise esteja sendo feita para um ativo cujo preço está andando "de lado", ou seja, sem grandes variações, o sistema Parabólico SAR não produz resultados satisfatórios.

    Por fim, também é importante notar que este é um sistema para uso em gráficos diários, sendo pouco efetivo em gráficos intraday.



     
    Você pode inserir o sistema Parabólico SAR em suas análise no Trader Gráfico utilizando o menu:

    Estudos > Parabólico SAR

    Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC - CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. Campus-Elsevier, 2010) e sócio-fundador do Trader Gráfico.

    Facebook Twitter