Índice P/L - Preço por Lucro - Trader Gráfico - Robôs, Cotações, Notícias e Análises Bovespa
  • Clique aqui para voltar e escolher outra Newsletter.


    Análise Técnica e SuperSinais
    Ano 2 - Número 6 - Segunda-feira, 21/01/2008


    Esta Newsletter é enviada Semanalmente a todas as pessoas devidamente cadastradas no site www.tradergrafico.com.br/newsletter e tem por objetivo apenas informar ao seu público alvo detalhes sobre indicadores, funções e análises necessários para uma avaliação de ativos e empresas associados a renda variável. Esta Newsletter não produz e não produzirá análises ténicas sobre nenhum ativo ou empresa.


    Índice P/L - Preço por Lucro

    Fechando a seqüência de temas relacionados ao VP (Valor Patrimonial) abordados nas duas últimas semanas, traremos nesta Newsletter os conceitos do P/L, ou Preço por Lucro, que nada mais é do que outro índice de valor patrimonial que devemos usar em conjunto com os anteriores.

    O P/L é um dos indicadores mais utilizados na análise fundamentalista. Ele apura, basicamente, a função entre o valor de mercado das ações em relação ao Lucro Líquido do exercício, representando de forma bastante simples uma idéia de tempo de retorno do investimento. Para tanto, iremos utilizar um dos indicadores que abordamos nas edições anteriores, o LPA (Lucro pro Ação), no cálculo.

    Assim utilizamos os seguintes dados: o LPA e o Valor de Mercado da Ação (VMA). É muito importante não confundirmos o valor de mercado com o valor patrimonial, uma vez que o valor patrimonial é uma medida hipotética e calculada baseada nos números do balanço e o valor de mercado é aquele valor em que a ação está cotada na bolsa.

    O cálculo do P/L é feito pelo quociente entre o Valor de Mercado e o Lucro por Ação, sendo representados na seguinte fórmula:

    P/L = VMA / LPA

    Onde:

    P/L = Preço por Lucro
    VMA = Valor de Mercado da Ação
    LPA = Lucro por Ação

    Considerando este indicador teremos uma boa estimativa de quanto tempo devemos esperar para que recebamos o valor investido em lucros distribuídos.

    Deste modo devemos atentar aos seguintes detalhes:
    • Se, no período analisado, houve mudanças relevantes no setor de atuação da empresa alvo;
    • Observando as perspectivas futuras da empresa, se há disposição para investimentos e/ou se o setor está ou estará em alta;
    • Ameaças e oportunidades macroeconômicas, assim como pontos fortes e fracos dentro da empresa alvo em relação a concorrência;
    • Sempre, habituar-se a dar uma boa olhadela nas notas explicativas do balanço.
    Esperamos que vocês tenham aprendido um pouco mais sobre estes indicadores básicos, porém muito úteis para a análise de seus investimentos. Lembrem-se de sempre utilizar uma abordagem conjunta da análise técnica e dos princípios fundamentalistas.

    Até a próxima semana com a volta de indicadores gráficos.



     
    Você pode ver o balanço resumido das empresas negociadas na Bovespa, que contém o Lucro por ação e o Valor de Mercado da Ação para cálculo do P/L, dentro do Trader Gráfico utilizando o menu:

    Estudos > Demonstração Financeira Resumida

    J. Paulo Filho
    Consultor de Planeja-mento Financeiro da Equipe Trader Gráfico.

    Facebook Twitter