Swing-Trade - Trader Gráfico - Robôs, Cotações, Notícias e Análises Bovespa
  • Clique aqui para voltar e escolher outra Newsletter.


    Análise Técnica e SuperSinais
    Ano 3 - Número 60 - Segunda-feira, 16/03/2009


    Esta Newsletter é enviada Semanalmente a todas as pessoas devidamente cadastradas no site www.tradergrafico.com.br/newsletter e tem por objetivo apenas informar ao seu público alvo detalhes sobre indicadores, funções e análises necessários para uma avaliação de ativos e empresas associados a renda variável. Esta Newsletter não produz e não produzirá análises ténicas sobre nenhum ativo ou empresa.


    Swing-Trade

    Em momentos de grande volatilidade na Bovespa, os investidores ficam com receio de ficar comprados por um longo período de tempo na mesma ação. O medo comum a todos é que os preços caiam rapidamente e levem o lucro com eles.

    O estilo de comprar e ficar meses esperando as ações valorizarem tem um nome, Position-Trade. Muitos investidores que não conseguem ter toda esta paciência mudam de estratégia e operam comprando e vendendo suas ações sempre dentro do mesmo dia, desta forma não ficam sujeitos aos humores de abertura e fechamento do mercado. Este tipo de operação, que começa e termina no mesmo pregão, chama-se Day-Trade.

    Porém, o Day-Trade requer uma dedicação quase religiosa, o que afasta muitos daqueles que não podem, ou não querem, passar o dia na frente do computador. Se você não quer ficar meses esperando os resultados, mas também não quer viver apenas para operar, existe um terceiro método que vem ganhando muitos adeptos, chamado Swing-Trade. O Swing-Trade é uma operação mais longa que o Day-Trade, porém mais curta que Position-Trade. Ela é caracterizada por durar de dois a quinze dias, dando mais tempo para o investidor fazer as suas análises, ao mesmo tempo em que aumenta o ganho esperado em cada operação.

    Por exemplo, enquanto no Day-Trade se espera lucrar 1% por operação, no Swing-Trade espera-se de 5 a 10%. O estilo de operação também é mais tranquilo, utilizando gráficos diários ou intraday de 30, 60 ou 90 minutos, em vez dos rápidos e estressantes intraday de 1, 2 e 3 minutos do Day-Trade.

    Outro ponto favorável é a tributação que incide neste tipo de operação. Além de contar com o limite de isenção de Imposto de Renda de R$ 20 mil por mês, o investidor conta com uma alíquota de 15% do IR, enquanto o Day-Trade tem alíquota de 20% sobre os lucros.

    Alguns meses atrás, era preciso esperar mais de um mês para conseguir ganhos de 10%, o que levava a maioria dos investidores avessos a stress a praticar o Position-Trade. Atualmente este mesmo ganho é possível em aproximadamente duas semanas ou menos, porém nada garante que após um mês os preços já não tenham voltado ao patamar inicial, isto é a volatilidade. Por isso, muitos investidores estão se distanciando do mercado, sem perceber que o atual momento é ótimo para o Swing-Trade.

     
    O Swing-Trade é o tema do Curso de Análise Técnica III:

    Curso Análise Técnica III - 21/03/2009 - São Paulo

    Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC - CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. Campus-Elsevier, 2010) e sócio-fundador do Trader Gráfico.

    Facebook Twitter