Estocástico - Trader Gráfico - Robôs, Cotações, Notícias e Análises Bovespa
  • Clique aqui para voltar e escolher outra Newsletter.


    Análise Técnica e SuperSinais
    Ano 2 - Número 31 - Segunda-feira, 14/07/2008


    Esta Newsletter é enviada Semanalmente a todas as pessoas devidamente cadastradas no site www.tradergrafico.com.br/newsletter e tem por objetivo apenas informar ao seu público alvo detalhes sobre indicadores, funções e análises necessários para uma avaliação de ativos e empresas associados a renda variável. Esta Newsletter não produz e não produzirá análises ténicas sobre nenhum ativo ou empresa.


    Estocástico

    Nesta semana falaremos sobre um oscilador simples e confiável, o Estocástico. Este indicador é formado por duas linhas, uma azul rápida chamada %K e outra vermelha lenta chamada %D.

    O Estocástico varia de 0 a 100% e analisa um determinado período definido pelo analista, cujo valor mais comum é 14, e mostra o valor do último preço fechamento em relação à faixa máximo-mínimo do período analisado. Segue fórmula de cálculo:



    Onde:

    • n é o número de dias;
    • P Fech é o último preço de fechamento;
    • Max n é o preço máximo no período n;
    • Min n é o preço mínimo no período n.
    Quando os preços de fechamento ficam próximos ao valor máximo, o Estocástico fica mais próximo de 100% e quando ficam próximos do mínimo, ele se aproxima de 0%.

    Como ocorre em outros osciladores, como o Índice de Força Relativa, os sinais de compra e de venda estão relacionados com patamares fixos chamados Sobre-Compra, normalmente acima de 80%, e Sobre-Venda, normalmente abaixo de 20%.

    Desta forma, quando o valor da linha rápida %K ultrapassa o valor de 20% (SV) de baixo para cima é apontado um sinal de compra e quando ela ultrapassa o valor de 80% (SC) de cima para baixo é apontado um sinal de venda.

    A linha vermelha, chamada de %D rápida, é uma média dos últimos 3 valores de %K. O chamado Estocástico Rápido é utilizado com a linha %K e a linha %D rápida, mas há também o Estocástico Lento, que é traçado com a linha %D rápida (desta vez azul) contra uma nova linha %D lenta, que é a média dos últimos 3 valores de %D rápida.

    Abaixo um exemplo de dois gráficos de Estocástico. Repare que a linha vermelha do ER (Estocástico Rápido) é igual à linha azul do EL (Estocástico Lento):

    Estocástico


    Como qualquer oscilador, os estudos estocásticos funcionam melhor quando a tendência de preço está indefinida, ou seja, nem alta e nem baixa.

     
    Você pode inserir as estudos Estocásticos em suas análises e estratégias no Trader Gráfico utilizando os menus:

    Estudos > Osciladores > Estocástico Lento
    Estudos > Osciladores > Estocástico Rápido
    Estratégias > Aplicar Estratégia (Compra-Venda)

    Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC - CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. Campus-Elsevier, 2010) e sócio-fundador do Trader Gráfico.

    Facebook Twitter