Taxa de Mudança - RoC - Trader Gráfico - Robôs, Cotações, Notícias e Análises Bovespa
  • Clique aqui para voltar e escolher outra Newsletter.


    Análise Técnica e SuperSinais
    Ano 3 - Número 62 - Segunda-feira, 13/04/2009


    Esta Newsletter é enviada Semanalmente a todas as pessoas devidamente cadastradas no site www.tradergrafico.com.br/newsletter e tem por objetivo apenas informar ao seu público alvo detalhes sobre indicadores, funções e análises necessários para uma avaliação de ativos e empresas associados a renda variável. Esta Newsletter não produz e não produzirá análises ténicas sobre nenhum ativo ou empresa.


    Taxa de Mudança - RoC

    Falaremos hoje sobre um oscilador que está intimamente ligado ao estudo Momento, chamado Taxa de Mudança ou RoC (do inglês Rate Of Change).

    Ambos os estudos comparam o último preço de fechamento com o fechamento de N barras atrás. A fórmula para o cálculo do RoC é a seguinte:

    RoC = (Último Preço Fech.) / (Preço Fech. N)

    Onde:
    N = Número de períodos determinado pelo investidor, normalmente 7.

    Como esta fórmula divide o último preço pelo preço de fechamento de N barras atrás, se os preços forem iguais teremos o valor de 1, se os preços forem diferentes o RoC varia abaixo de 1 e acima de 1.

    A sua interpretação é feita por meio das divergência de topos e fundos, da mesma forma que o estudo Momento. Topos mais altos no preço formados ao mesmo tempo que topos mais baixos no RoC indicam reversão da tendência de alta e consequente queda nos preços, conforme imagem abaixo:

    RoC


    Por ser utilizado de forma direta com os preços, o RoC está sujeito à mudanças bruscas, mas pode ser normalizado se aplicarmos Médias Móveis ao seu cálculo. A nova Taxa de Mudança Ajustada ou S-RoC será calculada da seguinte maneira:

    S-RoC = (Última MME(Preço Fech.)) / (MME(Preço Fech.) da barra N)

    Onde:
    MME = Média Móvel Exponencial do preço de fechamento, normalmente 13.
    N = Número de períodos determinado pelo investidor, normalmente 21 na S-RoC.

    S-RoC


    A Taxa de Mudança Ajustada ou S-RoC é bastante atenuada e os seus topos e fundos bem definidos indicam pontos de venda e compra, respectivamente. Por ser derivada de uma média móvel o seu sinal fica mais atrasado em relação ao RoC, porém é um sinal mais nítido e fácil de encontrar.

     
    Os estudos RoC e S-RoC fazem parte do novo pacote de estudos do Trader Gráfico 3.1 pelo menu:

    Estudos > Estudos Personalizados

    Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC - CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. Campus-Elsevier, 2010) e sócio-fundador do Trader Gráfico.

    Facebook Twitter