Trix - Trader Gráfico - Robôs, Cotações, Notícias e Análises Bovespa
  • Clique aqui para voltar e escolher outra Newsletter.


    Análise Técnica e SuperSinais
    Ano 2 - Número 48 - Segunda-feira, 10/11/2008


    Esta Newsletter é enviada Semanalmente a todas as pessoas devidamente cadastradas no site www.tradergrafico.com.br/newsletter e tem por objetivo apenas informar ao seu público alvo detalhes sobre indicadores, funções e análises necessários para uma avaliação de ativos e empresas associados a renda variável. Esta Newsletter não produz e não produzirá análises ténicas sobre nenhum ativo ou empresa.


    Trix

    Esta semana falaremos sobre um estudo que funciona como oscilador e como rastreador de tendência, o Trix.

    Derivado de três médias móveis exponenciais (o número de períodos mais comum é de 14), onde calcula-se a primeira média a partir do preço, a segunda média a partir da primeira e a terceira média a partir da segunda, este estudo é bem suavizado, tirando qualquer oscilação brusca no seu movimento. Além disso, o estudo ainda conta com uma média móvel exponencial extra de 9 períodos chamada Sinal traçada junto a linha do Trix, quando a linha Trix cruza a linha Sinal para cima temos uma compra e quando cruza para baixo temos uma venda.

    Abaixo uma aplicação do oscilador em um gráfico de tendência indefinida. Note que os sinais de compra e venda normalmente acertam os movimentos de alta e baixa. Isto ocorre porque o gráfico indefinido mantém a linha do Trix sempre inclinada, seja na ascendente, seja na descendente, o que aumenta o grau de acerto dos seus sinais.

    Trix


    Porém, vamos analisar o Trix como um rastreador de tendência, em um gráfico que sofre grandes oscilações de preço, como mostrado abaixo. Note, agora, que os sinais de venda onde a linha Trix estava em acentuada queda são os que realmente deram certo. Os sinais de compra ou venda que ocorreram enquanto a linha Trix andava na horizontal foram falsos levando o investidor a comprar e vender praticamente no mesmo preço.

    Trix


    Por isso, muitas pessoas não utilizam o Trix como estudo exclusivo, mas como estudo axiliar, ou seja, ficam esperando a linha do Trix dar sinal de compra ou venda e depois acelerar na direção apontada. Se o estudo realmente acelerar e a linha ficar bem inclinada podemos procurar sinais bons de compra e venda em outros indicadores. Caso após a indicação de sinal, a linha Trix ficar andando na horizontal, é melhor esperar o próximo sinal ou trocar de gráfico.

     
    Você pode inserir o Trix em suas análises no Trader Gráfico utilizando o menu:

    Estudos > Rastreadores de Tendência > Trix

    Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC - CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. Campus-Elsevier, 2010) e sócio-fundador do Trader Gráfico.

    Facebook Twitter