Commodity Channel Index (CCI) - Trader Gráfico - Robôs, Cotações, Notícias e Análises Bovespa
  • Clique aqui para voltar e escolher outra Newsletter.


    Análise Técnica e SuperSinais
    Ano 2 - Número 39 - Segunda-feira, 08/09/2008


    Esta Newsletter é enviada Semanalmente a todas as pessoas devidamente cadastradas no site www.tradergrafico.com.br/newsletter e tem por objetivo apenas informar ao seu público alvo detalhes sobre indicadores, funções e análises necessários para uma avaliação de ativos e empresas associados a renda variável. Esta Newsletter não produz e não produzirá análises ténicas sobre nenhum ativo ou empresa.


    Commodity Channel Index (CCI)

    Esta semana avaliaremos um indicador criado por Donald Lambert em 1980 chamado Commodity Channel Index (CCI). Inicialmente era usado em commodities, como o próprio nome diz, mas hoje em dia ele é muito aplicado em ações e outros ativos, além de ser muito utilizado em day-trade.

    O indicador Commodity Channel Index (CCI) é um oscilador, ou seja, produz sinais de compra e venda quando cruza patamares pré-estabelecidos de sobre-compra e sobre-venda. Ele está de certa forma ligado ao Ponto de Pivot, já descrito aqui em nossas newsletters. Isto porque o seu cálculo é totalmente baseado no conceito do Ponto de Pivot, como segue:

    Pivot = (Máxima + Mínima + Fechamento) / 3

    CCI = (Pivot - MMS_Pivot) / (0,015 * DesvPad_Pivot)

    Onde:
    CCI = Commodity Channel Index;
    Pivot = Ponto de Pivot;
    MMS_Pivot = Média Móvel Simples dos N últimos Pivots, normalmente N = 20;
    DesvPad_Pivot = Desvio Padrão dos N últimos Pivots.

    Desta forma, o Commodity Channel Index (CCI) deve oscilar entre valores positivos e negativos, sendo que o valor de -100 é adotado como patamar de sobre-venda e o valor de +100 é adotado como patamar de sobre-compra.

    Commodity Channel Index (CCI)


    Na figura acima podemos ver com as setas verdes e vermelhas o ponto de compra e o ponto de venda, respectivamente. Assim como em outros osciladores, o sinal de compra é dado quando o valor do CCI ultrapassa a reta de sobre-venda (-100) de baixo para cima. Da mesma forma, o sinal de venda é dado quando o CCI ultrapassa a reta de sobre-compra (+100) de cima para baixo.

    O CCI pode ser utilizado em gráficos diários, como na imagem acima, ou em gráficos Intraday, onde tem um desempenho muito bom. Este indicador está relacionado a movimentos rápidos de alta ou baixa, o que o torna interessante para estratégias de day-trade.

    Quando utilizado em gráficos Intraday podemos acompanhá-lo junto com as retas do Ponto de Pivot, desta forma podemos diminuir o número de sinais falsos simplesmente aceitando os sinais que estiverem próximos a qualquer uma das retas do Ponto de Pivot e descartando os demais.

    Até a próxima semana!

     
    Você pode adicionar o oscilador Commodity Channel Index (CCI) no Trader Gráfico pelo menu:

    Estudos > Osciladores > Commodity Channel Index (CCI)

    Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC - CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. Campus-Elsevier, 2010) e sócio-fundador do Trader Gráfico.

    Facebook Twitter