VPA - Valor Patrimonial da Ação - Trader Gráfico - Robôs, Cotações, Notícias e Análises Bovespa
  • Clique aqui para voltar e escolher outra Newsletter.


    Análise Técnica e SuperSinais
    Ano 2 - Número 4 - Segunda-feira, 07/01/2008


    Esta Newsletter é enviada Semanalmente a todas as pessoas devidamente cadastradas no site www.tradergrafico.com.br/newsletter e tem por objetivo apenas informar ao seu público alvo detalhes sobre indicadores, funções e análises necessários para uma avaliação de ativos e empresas associados a renda variável. Esta Newsletter não produz e não produzirá análises ténicas sobre nenhum ativo ou empresa.


    VPA - Valor Patrimonial da Ação

    Saudações. Abordaremos pela primeira vez um assunto de análise fundamental na Newsletter Análise Ténica e Fundamentalista produzida pela Equipe Trader Gráfico. Esta semana faremos uma introdução de conceitos básicos, mas de grande utilidade na análise fundamentalista, mostrando através de exemplos, cálculos muito simples, mas que auxiliam na formação de massa crítica.

    De maneira geral, a análise de ações é baseada em indicadores de valor patrimonial. A utilização dessas medidas, apesar de serem amplamente utilizadas e conhecidas no mercado, requer uma dose de crítica, principalmente devido as suas limitações e critérios de cálculo adaptados as características contábeis e econômicas brasileiras. Devemos lembrar que os números são "frios" e que a simples aplicação de fórmulas sem a devida análise do contexto em que a empresa está inserida pode levar a uma análise distorcida e que não representa com fidelidade a realidade.

    O primeiro cálculo que podemos fazer, e um dos mais simples, é o Valor Patrimonial. O VP como é conhecido, nada mais é do que um quociente entre o valor do capital próprio (podemos utilizar como base o valor do Patrimônio Líquido total) dividido pelo número de ações emitidas.

    Devemos estar atentos de que o VP de uma ação é uma foto de determinado momento, com base em fatos passados. Desta forma não há uma comparação direta entre o VP de uma ação e o seu valor no mercado atual, uma vez que, as informação são obtidas em datas determinadas e o mercado é dinâmico modificando-se dia a dia. O preço de mercado é determinado em função da expectativa do desempenho futuro da empresa e normalmente não leva em consideração fatos pretéritos. O desempenho histórico é usado, às vezes, como uma simples informação e não como um indicador que orienta as decisões de compra e venda.

    A formulação do VP se dá segundo a seguinte equação:

    VP = PL / Nº ações

    Onde:

    VP= Valor Patrimonial
    PL= Patrimônio Líquido
    Nº ações = Número de Ações Emitidas


    Portanto ao analisar o VP devemos levar em consideração os seguintes fatores:
    • A data do balanço utilizado para o cálculo e o horizonte temporal em que você está efetuando a análise;
    • Qual a expectativa de resultado para o futuro (data target, próximos anos, etc.);
    • Observar as notas explicativas nos balanços, se houver algo como fatos relevantes e/ou não recorrentes, podemos (ou não) ajustar o valor do patrimônio na equação e consequentemente obter um índice mais realista;
    • Qual o VP futuro baseado nestas premissas e qual o preço atual da ação.
    Exemplo:

    Você calculou o VP para 31.12.X1 e para 30.03.X2. Baseado em informações externas você projeta o resultado para 31.12.X2 e chega a um valor hipotético de $ 1,00. Hoje este papel esta cotado a $ 0,50. Por meio do cálculo do VPA verificamos que o papel está "atrasado" e apresenta um potencial de valorização de 100%.

    Vale sempre ressaltar que análises fundamentais devem sempre levar em consideração projeções e expectativas futuras, ao contrário da análise técnica que se baseia em dados históricos, sendo assim o ambiente macro econômico e o segmento da empresa no mercado são muito importantes para suas projeções.

    O ideal é a utilização conjunta de ferramentas técnicas e fundamentais para que você possa obter melhores resultados. Espero que as dicas tenham sido úteis, um abraço a todos e até a próxima semana.

     
    Você pode ver o balanço resumido das empresas negociadas na Bovespa, que contém o Valor Patrimonial da ação, dentro do Trader Gráfico utilizando o menu:

    Estudos > Demonstração Financeira Resumida

    J. Paulo Filho
    Consultor de Planeja-mento Financeiro da Equipe Trader Gráfico.

    Facebook Twitter