Momento - Trader Gráfico - Robôs, Cotações, Notícias e Análises Bovespa
  • Clique aqui para voltar e escolher outra Newsletter.


    Análise Técnica e SuperSinais
    Ano 2 - Número 38 - Segunda-feira, 01/09/2008


    Esta Newsletter é enviada Semanalmente a todas as pessoas devidamente cadastradas no site www.tradergrafico.com.br/newsletter e tem por objetivo apenas informar ao seu público alvo detalhes sobre indicadores, funções e análises necessários para uma avaliação de ativos e empresas associados a renda variável. Esta Newsletter não produz e não produzirá análises ténicas sobre nenhum ativo ou empresa.


    Momento

    Esta semana avaliaremos o indicador técnico Momento.

    O indicador Momento é calculado subtraindo-se o último preço de fechamento de um preço de fechamento de N dias atrás, onde N é definido pelo investidor e, normalmente, é de 10 períodos.

    Momento = (Último Preço Fech.) - (Preço Fech. N)

    Este indicador é classificado como oscilador, ou seja, é usado em gráficos sem tendência definida para indicar compra quando aponta para cima e venda quando aponta para baixo. Diferente de outros osciladores, o Momento não possui uma região de sobre-compra e sobre-venda, apenas varia entre valores positivos e negativos.

    No gráfico abaixo podemos ver o indicador de Momento de 10 dias junto ao gráfico de preço de uma ação em tendência indefinida. As setas verdes indicam as compras, quando o indicador está na região negativa e aponta para cima, ou seja, começa a subir. As setas vermelhas indicam venda, quando o oscilador está na região positiva e começa a cair. Note que existe uma reta vermelha que separa a região positiva da negativa no oscilador.

    Momento


    Uma outra forma de utilizar o oscilador de Momento é com divergência de topos e fundos. A metodologia é a mesma explicada na newsletter sobre o Histograma MACD. Ou seja, quando o gráfico de preço forma fundos cada vez mais baixos, enquanto o oscilador, nas mesmas datas, forma fundos cada vez mais altos, temos uma divergência que aponta para reversão da tendência de queda. O oposto ocorre com os topos.

    Abaixo temos uma figura que mostra um exemplo deste efeito. Após 3 fundos consecutivos cada vez mais baixos nos preços da ação, indicados pela seta preta descendente, acompanhados de 3 fundos ascendentes no oscilador Momento, a tendência de queda do preço é interrompida ao mesmo tempo que o oscilador entra na região positiva.

    Momento


    Este sinal de reversão não é tão forte como o de outros estudos, como o Histograma MACD ou o IFR (Índice de Força Relativa), mas também funciona bem e pode ser associado a outros estudos para confirmações de sinais de compra e venda.

    Até a próxima semana!

     
    Você pode adicionar o oscilador Momento no Trader Gráfico pelo menu:

    Estudos > Osciladores > Momento

    Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC - CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. Campus-Elsevier, 2010) e sócio-fundador do Trader Gráfico.

    Facebook Twitter