Blog

←Voltar

Super MMS

Ano 3, No 75, Data 28/09/2009

Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. CampusElsevier, 2010) e sóciofundador do Trader Gráfico.



Nesta semana vamos abordar um tema tradicional, os gráficos semanais. Esquecidos por muitos por causa de sua lentidão intrínseca, estes gráficos são perfeitos para definições de tendências de longo prazo, aquelas que devem ser o nosso primeiro sinal de compra ou venda, posteriormente confirmadas em gráficos diários e até intraday.

Baseado novamente em Médias Móveis Simples e em regras de compra e venda comuns aos grafistas, criei um estudo chamado Super MMS, que faz parte da sequência de Super Estudos tratada nas últimas newsletters. Este estudo, porém, possui resultados extraordinários em gráficos semanais, sendo hoje o melhor parceiro das minhas análises de longo prazo.

As regras de operação são realmente simples, embora seja um estudo de uma nova classe, mais avançado que os tradicionais MACD e IFR. Seguem as fórmulas:

Compra:
  • Quando o fechamento for maior que as Médias Móveis Simples de 14 e 8 períodos.
Venda:
  • Quando o fechamento for menor que a Média Móvel Simples de 8 períodos e também que a própria abertura da semana.
Se nenhuma condição acima for verdadeira o estudo mantém o sinal da barra anterior.

A primeira observação a ser feita é que estas regras foram propositalmente criadas para beneficiar as operações compradas, ou seja, não devem ser feitas vendas a descoberto seguindo este estudo.

E a segunda observação é que a virtude deste estudo é deixar você comprado nas altas e de fora das baixas. Assim, mesmo que ele não pegue todo o potencial de uma alta, o simples fato de ele te proteger de quase todas as baixas já o deixa entre os melhores estudos para aplicação em gráficos semanais.

Não é interessante, e não possui o mesmo efeito, usar a Super MMS em gráficos diários, mesmo que com histórico longo, nem em gráficos intraday. Especificamente para gráficos intraday há uma adaptação deste estudo, já tratada aqui anteriormente, chamada Super MMS Intraday 15 e 30.

Abaixo vemos um gráfico semanal do Ibovespa com a Super MMS. Note que as altas são marcadas pelo estudo desde o começo das tendências e sempre que há uma correção mais forte há um sinal de venda. Se a correção não se confirma voltamos a ter compra, mas se ela vira tendência primária, como ocorreu em meados de 2008, antes da piora da crise, o estudo mantém o sinal de venda.

Responsive image

Veja sinal semelhante em PETR4 e VALE5, as duas ações mais negociadas da Bovespa, além de NATU3 e NETC4, duas ações de negociação boa, porém normal. Todas indicam os momentos certos de ficar de fora e de ficar comprado.

Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image

Este mesmo efeito será visualizado em praticamente qualquer ação, o que torna este estudo útil em duas frentes de operação:
  1. Como sinal primário para gráficos diários. Ou seja, um sinal de compra no semanal via Super MMS libera a utilização de gráficos diários com outros estudos, neste caso a venda deve ocorrer primeiro nos gráficos diários e depois no semanal, pois a tendência de baixa começa a ser sentida no diário antes. Caso isto não ocorra, a venda no semanal também serve para o diário.

  2. Como sinal único de compra e venda para investidores tranquilos. Assim, efetua-se a compra e venda sempre no último dia da semana (sexta-feira), mediante um sinal do gráfico semanal com a Super MMS. Devemos alertar que a Super MMS tende a dar sinais falsos em gráficos sem tendência, portanto, esta estratégia só é recomendada para blue-chips, ou seja, ações com enorme negociação diária.
Espero que este estudo seja útil a todos. Até a próxima semana.

 
Responsive image
A Super MMS, está disponível no Trader Gráfico pelo menu:

Estudos > Estudos Personalizados > Super MMS
(11) 2122-4044
Telefone e WhatsApp - Horário Comercial

Suporte Técnico e Comercial, entre em contato com a nossa equipe sempre que precisar. Você também conta com o e-mail trader@tradergrafico.com e com uma vasta Documentação e Artigos Técnicos na nossa Ajuda.

CLIENTES Não-Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Usuários finais, pessoas físicas, que utilizam o serviço única e exclusivamente para benefício próprio, sem fins comerciais ou profissionais, na base de um terminal por CPF e endereço.

CLIENTES Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Agentes Autônomos, operadores de mesa e consultores são Usuários Profissionais. Acrescentar R$ 130/mês para Bovespa e mais R$ 130/mês para BM&F, de acordo com a política comercial da B3.