Blog

←Voltar

Acumulação Estatística

Ano 3, No 71, Data 24/08/2009

Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. CampusElsevier, 2010) e sóciofundador do Trader Gráfico.



Nesta semana trago novamente um estudo desenvolvido por mim para aplicação em gráficos de qualquer periodicidade em diversos tipos de ativo. Trata-se da Acumulação Estatística, uma simples combinação de média e desvio padrão com o objetivo de encontrar tendências de curto prazo.

Para calcular este estudo basta ter uma Média Móvel Simples e o seu Desvio Padrão de um período determinado, normalmente 21 barras. De posse destes dados vamos calcular as linhas:
  • L1 = (Fech - MMS_Fech_21) / DesvPad_Fech_21
  • L2 = MMS_L1_21
Onde:
Fech = Fechamento Atual
MMS_Fech_21 = Média Móvel Simples dos preços de fechamento das últimas 21 barras
DesvPad_Fech_21 = Desvio Padrão dos preços de fechamento das últimas 21 barras
MMS_L1_21 = Média Móvel Simples da Linha 1 das últimas 21 barras

Assim, teremos a Linha 1 oscilando entre valores positivos e negativos, cujo valor em módulo corresponde ao percentual do desvio padrão relativo ao último preço versus a média e o sinal mostra o sentido da tendência da última barra.

Com isto, estamos observando uma linha padronizada que mostra a tendência atual do gráfico. Quando criamos uma média móvel desta linha, a Linha 2, atenuamos a velocidade do sinal e conseguimos ver uma tendência confirmada do ativo. Sempre que a Linha 2 for positiva temos compra e quando for negativa temos venda.

Abaixo exemplo do estudo Acumulação Estatística:

Responsive image


Este estudo é um rastreador de tendências e deve ser utilizado em gráficos com volume de negociação alto e constante (PETR4, VALE5, CSNA3 etc) para que os resultados sejam satisfatórios.

 
Responsive image
A Acumulação Estatística faz parte do Trader Gráfico e pode ser acessada pelo menu:

Estudos > Estudos Personalizados > Acumulação Estatística
(11) 2122-4044
Telefone e WhatsApp - Horário Comercial

Suporte Técnico e Comercial, entre em contato com a nossa equipe sempre que precisar. Você também conta com o e-mail trader@tradergrafico.com e com uma vasta Documentação e Artigos Técnicos na nossa Ajuda.

CLIENTES Não-Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Usuários finais, pessoas físicas, que utilizam o serviço única e exclusivamente para benefício próprio, sem fins comerciais ou profissionais, na base de um terminal por CPF e endereço.

CLIENTES Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Agentes Autônomos, operadores de mesa e consultores são Usuários Profissionais. Acrescentar R$ 130/mês para Bovespa e mais R$ 130/mês para BM&F, de acordo com a política comercial da B3.