Blog

←Voltar

Projeção do Fluxo de Caixa

Ano 2, No 36, Data 18/08/2008

J. Paulo Filho
Consultor de Planejamento Financeiro da Equipe Trader Gráfico.



Quando falamos sobre Capital de Giro na penúltima newsletter, comentamos no final desta que em um mundo ideal as empresas possuiriam um excelente Plano Financeiro e que a vida do Administrador Financeiro, por isso, seria bem mais tranqüila.

Ok, não estamos muito longe da verdade. Vamos tomar um elemento deste Plano, talvez o mais importante, e analisar um pouco. Estamos falando da Projeção do Fluxo de Caixa.

O Fluxo de Caixa a ser publicado junto com os outros demonstrativos financeiros para atender a lei 11.638, vai mostrar o que já aconteceu, ou seja, de onde vieram os recursos e onde foram aplicados. é uma ferramenta importante porque demonstra todo o fluxo financeiro de um período, mas não é muito adequado para planejar.

A Projeção do Fluxo de Caixa, é a previsão das entradas e saídas de dinheiro, por um determinado período. Essa previsão, geralmente, é baseada no Plano de Negócios Operacional da empresa e ambos levam em consideração os dados históricos também.

A vantagem da Projeção do Fluxo de Caixa é antecipar eventuais necessidades de Capital de Giro, bem como detectar os períodos em que haverá excedentes de caixa e assim facilitar o Planejamento Financeiro, buscando fontes alternativas de recursos a custos mais baixos e ou aplicação do excedente nas alternativas mais rentáveis sem comprometer a liquidez.

O Fluxo de Caixa é sem dúvida uma das principais ferramentas de análise e avaliação de uma empresa. Mostra claramente toda a projeção do fluxo do dinheiro, com base nas estratégias e objetivos da empresa contidos no Plano de Negócios em vigor.

No nosso caso, como investidores, é muito importante saber se a empresa possui um efetivo Plano Financeiro num horizonte temporal de no mínimo 3 anos e que este seja realmente utilizado no dia-a-dia do Administrador.

As melhores pistas para termos uma noção da qualidade de uma gestão de caixa são muito semelhantes àquelas que descrevemos na newsletter sobre Capital de Giro.

Lembramos, mais uma vez, que os fundamentos de uma empresa devem ser analisados dentro de um contexto antes de tomarmos a decisão de investir.

Um abraço e até a próxima semana!

 
Responsive image
O Trader Gráfico possui informações sobre Balanços e Índices Fundamentalistas pelos menus:

Estudos > Demonstração Financeira Resumida

Estudos > Balanços e Índices Fundamentalistas

Estudos > Fundamentos da Empresa

Estratégias > Comparação entre Fundamentos Selecionados

Este e outros tópicos fazem parte do Curso de Análise Fundamentalista:

https://www.tradergrafico.com.br/cursos
(11) 2122-4044
Telefone e WhatsApp - Horário Comercial

Suporte Técnico e Comercial, entre em contato com a nossa equipe sempre que precisar. Você também conta com o e-mail trader@tradergrafico.com e com uma vasta Documentação e Artigos Técnicos na nossa Ajuda.

CLIENTES Não-Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Usuários finais, pessoas físicas, que utilizam o serviço única e exclusivamente para benefício próprio, sem fins comerciais ou profissionais, na base de um terminal por CPF e endereço.

CLIENTES Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Agentes Autônomos, operadores de mesa e consultores são Usuários Profissionais. Acrescentar R$ 130/mês para Bovespa e mais R$ 130/mês para BM&F, de acordo com a política comercial da B3.