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Análise Vertical

Ano 2, No 14, Data 17/03/2008

J. Paulo Filho
Consultor de Planejamento Financeiro da Equipe Trader Gráfico.



Saudações. Em continuação a abordagem dos fundamentos das empresas através da utilização dos princípios da Análise Fundamentalista, a Newsletter desta semana da Equipe Trader Gráfico tratará de um tipo de análise que mostra a dinâmica e a importância dos números quando analisados comparativamente e dentro de um horizonte temporal.

Como dito na semana passada, esta semana falaremos sobre a Análise Vertical.

Os números, nos demonstrativos financeiros disponíveis, são apresentados de uma forma estática e em um determinado momento. A Análise Vertical, ou AV, caracteriza-se pela comparação que se faz entre uma conta ou um grupo de contas em relação a um valor referência dentro do mesmo demonstrativo. Com os valores absolutos de um demonstrativo em uma forma vertical podemos apurar a participação relativa de cada item nos diversos demonstrativos, assim como sua evolução num horizonte temporal.

A expressão para se obter os índices é a seguinte:

Índice = (Vx / Vb) * 100

Onde:

Vx = Valores das contas ou grupo de contas a serem analisados
Vb = Valor Base (referência dentro do demonstrativo)

A seguir um exemplo simples aplicado num demonstrativo de resultados:

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No quadro acima temos nos períodos X1 e X2 as Vendas como valor referência (Vb) e os Custos, as Despesas e o Lucros como valores analisados (Vx).

Em X1 os custos, as despesas e os lucros têm um valor relativo de 45%, 35% e 20% respectivamente, em relação a venda, em X2 os valores relativos para custos e despesas foram de 44,7% e 34,8% portanto apresentando um queda em relação a X1, embora os valores absolutos apresentem um crescimento. Em conseqüência desta boa performance os lucros em X2 tiveram um crescimento tanto em valores absolutos como em valores relativos o que é um bom sinal para a evolução de uma empresa.

O que isto significa? Significa que o crescimento nas vendas desta empresa foi conduzido de uma maneira saudável e dentro de um planejamento, uma vez que os custos e as despesas foram controlados crescendo somente na parte variável em relação ao volume de vendas.

O questionamento aqui é se a lucratividade de 20,0% e 20,5% é uma boa pedida dentro do setor de atuação desta empresa. Portanto isto requer uma olhada nas outras empresas do setor.

A AV pode ser aplicada em todos os demonstrativos financeiros que apresentam números em determinados períodos e a interpretação dos resultados vai depender de uma boa dose crítica, análise dentro de um contexto, ou seja, comparação com outros índices obtidos de outras análises, leitura das notas explicativas, fatos relevantes e o relatório dos auditores.

Reiteramos que a análise fundamentalista deve sempre levar em consideração as projeções e expectativas futuras, sendo assim, o ambiente macro econômico e o segmento da empresa analisada no mercado são igualmente importantes para uma tomada de decisão da escolha da empresa que irá merecer seu investimento.

Até a próxima!

 
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