Blog

←Voltar

Estocástico

Ano 2, No 31, Data 14/07/2008

Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. CampusElsevier, 2010) e sóciofundador do Trader Gráfico.



Nesta semana falaremos sobre um oscilador simples e confiável, o Estocástico. Este indicador é formado por duas linhas, uma azul rápida chamada %K e outra vermelha lenta chamada %D.

O Estocástico varia de 0 a 100% e analisa um determinado período definido pelo analista, cujo valor mais comum é 14, e mostra o valor do último preço fechamento em relação à faixa máximo-mínimo do período analisado. Segue fórmula de cálculo:

Responsive image


Onde:

  • n é o número de dias;
  • P Fech é o último preço de fechamento;
  • Max n é o preço máximo no período n;
  • Min n é o preço mínimo no período n.
Quando os preços de fechamento ficam próximos ao valor máximo, o Estocástico fica mais próximo de 100% e quando ficam próximos do mínimo, ele se aproxima de 0%.

Como ocorre em outros osciladores, como o Índice de Força Relativa, os sinais de compra e de venda estão relacionados com patamares fixos chamados Sobre-Compra, normalmente acima de 80%, e Sobre-Venda, normalmente abaixo de 20%.

Desta forma, quando o valor da linha rápida %K ultrapassa o valor de 20% (SV) de baixo para cima é apontado um sinal de compra e quando ela ultrapassa o valor de 80% (SC) de cima para baixo é apontado um sinal de venda.

A linha vermelha, chamada de %D rápida, é uma média dos últimos 3 valores de %K. O chamado Estocástico Rápido é utilizado com a linha %K e a linha %D rápida, mas há também o Estocástico Lento, que é traçado com a linha %D rápida (desta vez azul) contra uma nova linha %D lenta, que é a média dos últimos 3 valores de %D rápida.

Abaixo um exemplo de dois gráficos de Estocástico. Repare que a linha vermelha do ER (Estocástico Rápido) é igual à linha azul do EL (Estocástico Lento):

Responsive image


Como qualquer oscilador, os estudos estocásticos funcionam melhor quando a tendência de preço está indefinida, ou seja, nem alta e nem baixa.

 
Responsive image
Você pode inserir as estudos Estocásticos em suas análises e estratégias no Trader Gráfico utilizando os menus:

Estudos > Osciladores > Estocástico Lento
Estudos > Osciladores > Estocástico Rápido
Estratégias > Aplicar Estratégia (Compra-Venda)
(11) 2122-4044
Telefone e WhatsApp - Horário Comercial

Suporte Técnico e Comercial, entre em contato com a nossa equipe sempre que precisar. Você também conta com o e-mail trader@tradergrafico.com e com uma vasta Documentação e Artigos Técnicos na nossa Ajuda.

CLIENTES Não-Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Usuários finais, pessoas físicas, que utilizam o serviço única e exclusivamente para benefício próprio, sem fins comerciais ou profissionais, na base de um terminal por CPF e endereço.

CLIENTES Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Agentes Autônomos, operadores de mesa e consultores são Usuários Profissionais. Acrescentar R$ 130/mês para Bovespa e mais R$ 130/mês para BM&F, de acordo com a política comercial da B3.