Blog

←Voltar

Taxa de Mudança - RoC

Ano 3, No 62, Data 13/04/2009

Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. CampusElsevier, 2010) e sóciofundador do Trader Gráfico.



Falaremos hoje sobre um oscilador que está intimamente ligado ao estudo Momento, chamado Taxa de Mudança ou RoC (do inglês Rate Of Change).

Ambos os estudos comparam o último preço de fechamento com o fechamento de N barras atrás. A fórmula para o cálculo do RoC é a seguinte:

RoC = (Último Preço Fech.) / (Preço Fech. N)

Onde:
N = Número de períodos determinado pelo investidor, normalmente 7.

Como esta fórmula divide o último preço pelo preço de fechamento de N barras atrás, se os preços forem iguais teremos o valor de 1, se os preços forem diferentes o RoC varia abaixo de 1 e acima de 1.

A sua interpretação é feita por meio das divergência de topos e fundos, da mesma forma que o estudo Momento. Topos mais altos no preço formados ao mesmo tempo que topos mais baixos no RoC indicam reversão da tendência de alta e consequente queda nos preços, conforme imagem abaixo:

Responsive image


Por ser utilizado de forma direta com os preços, o RoC está sujeito à mudanças bruscas, mas pode ser normalizado se aplicarmos Médias Móveis ao seu cálculo. A nova Taxa de Mudança Ajustada ou S-RoC será calculada da seguinte maneira:

S-RoC = (Última MME(Preço Fech.)) / (MME(Preço Fech.) da barra N)

Onde:
MME = Média Móvel Exponencial do preço de fechamento, normalmente 13.
N = Número de períodos determinado pelo investidor, normalmente 21 na S-RoC.

Responsive image


A Taxa de Mudança Ajustada ou S-RoC é bastante atenuada e os seus topos e fundos bem definidos indicam pontos de venda e compra, respectivamente. Por ser derivada de uma média móvel o seu sinal fica mais atrasado em relação ao RoC, porém é um sinal mais nítido e fácil de encontrar.

 
Responsive image
Os estudos RoC e S-RoC fazem parte do novo pacote de estudos do Trader Gráfico 3.1 pelo menu:

Estudos > Estudos Personalizados
(11) 2122-4044
Telefone e WhatsApp - Horário Comercial

Suporte Técnico e Comercial, entre em contato com a nossa equipe sempre que precisar. Você também conta com o e-mail trader@tradergrafico.com e com uma vasta Documentação e Artigos Técnicos na nossa Ajuda.

CLIENTES Não-Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Usuários finais, pessoas físicas, que utilizam o serviço única e exclusivamente para benefício próprio, sem fins comerciais ou profissionais, na base de um terminal por CPF e endereço.

CLIENTES Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Agentes Autônomos, operadores de mesa e consultores são Usuários Profissionais. Acrescentar R$ 130/mês para Bovespa e mais R$ 130/mês para BM&F, de acordo com a política comercial da B3.