Blog

←Voltar

O Estudo do Índice P/L

Ano 3, No 55, Data 12/01/2009

Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. CampusElsevier, 2010) e sóciofundador do Trader Gráfico.



Gostaria de saudar a todos neste nosso retorno para o ano de 2009. Depois de um primeiro semestre espetacular e um segundo semestre em crise, 2008 fechou com perdas para as ações. Bom sinal para quem não tinha comprado ou já tinha vendido, pois novas oportunidades apareceram em um mercado que não parava de subir a alguns anos.

Agora falaremos de um modo de identificar pontos de compra e venda usando a Análise Fundamentalista dentro de um gráfico. É isto mesmo, nós traçaremos um gráfico fundamentalista e faremos a análise com suportes e resistências em cima de dados fundamentalistas.

Pareceu estranho? Pois não é. A grande maioria das pessoas escolhe um tipo de análise para seguir, ou técnica (baseada nos gráficos históricos e indicadores) ou fundamentalista (baseada nos balanços e em índices derivados destes). Com o intuito de quebrar este paradigma e ensinar os novos (e antigos) investidores a utilizar os dois tipos de análise de forma conjunta, eu desenvolvi O Estudo do Índice P/L, um gráfico indicador que é traçado junto ao gráfico de preço de uma ação mostrando o desempenho deste índice dia-a-dia.

Para quem ainda não sabe o que é Índice P/L (preço por lucro), consulte as Newsletters Detalhando o Índice P/L e o UPSIDE e Índice P/L - Preço por Lucro.

O cálculo do índice é o mesmo da análise fundamentalista, pegamos o preço do mercado hoje e dividimos pela projeção de lucro estimada para 31/Dezembro. A diferença é que fazemos isto todos os dias, minuto-a-minuto, e sempre com as estimativas de lucro atualizadas assim que novos balanços são divulgados pelas empresas. O resultado é este:

Responsive image


O Índice P/L traçado como um gráfico dia-a-dia permite que retas de resistência (ou suporte) sejam traçadas como em qualquer outro gráfico. No gráfico acima temos uma LTB (Linha de Tendência de Baixa) traçada no estudo do Índice P/L, esta linha representa os pontos de força do preço traçado no gráfico maior e também do lucro dos balanços, embutidos no cálculo do índice.

Note também que há uma linha horizontal de resistência traçada no gráfico de preço, esta linha representa uma análise técnica clássica, mas o interessante é analisar que tanto esta linha horizontal do preço, quanto a linha inclinada do estudo, são rompidas ao mesmo tempo no gráfico (pontos marcados com a letra X).

Esta análise foi feita em um gráfico diário e, embora ela seja possível em gráficos intraday, não é recomendado. Isto porque a periodicidade é muito curta e o movimento do estudo será igual ao do preço.

Perceba que existem algumas linhas pretas na vertical dentro do estudo e logo após a linha vermelha da um "salto". Estas linhas pretas marcam a mudança na expectativa do lucro do fim do período, o que faz com que o índice ganhe um novo denominador pelos próximos três meses. Pois, embora a estimativa do lucro seja sempre para o final do período, ela é atualizada trimestralmente conforme os balanços de cada trimestre são liberados pelas empresas.

Lucros mais altos fazem com que o índice fique menor, pois uma vez que ele mede o retorno em anos, quanto maior o lucro mais rápido ocorre o retorno do investimento (teórico). Se o lucro cair, a linha do índice sobe e usamos a interpretação clássica de que "compra-se o índice baixo e vende-se alto". Aliando a análise técnica nesta interpretação, temos uma modificação nesta frase, ficando "compra-se o índice baixo e subindo e vende-se o índice alto e caindo".

 
Responsive image
O Trader Gráfico possui de forma EXCLUSIVA o Estudo do Índice P/L, que pode ser acessado pelo menu:

Estudos > Osciladores > Estudo do Índice P/L
(11) 2122-4044
Telefone e WhatsApp - Horário Comercial

Suporte Técnico e Comercial, entre em contato com a nossa equipe sempre que precisar. Você também conta com o e-mail trader@tradergrafico.com e com uma vasta Documentação e Artigos Técnicos na nossa Ajuda.

CLIENTES Não-Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Usuários finais, pessoas físicas, que utilizam o serviço única e exclusivamente para benefício próprio, sem fins comerciais ou profissionais, na base de um terminal por CPF e endereço.

CLIENTES Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Agentes Autônomos, operadores de mesa e consultores são Usuários Profissionais. Acrescentar R$ 130/mês para Bovespa e mais R$ 130/mês para BM&F, de acordo com a política comercial da B3.