Blog

←Voltar

Os novos Triângulos e Ombro-Cabeça-Ombro

Ano 4, No 79, Data 09/03/2010

Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. CampusElsevier, 2010) e sóciofundador do Trader Gráfico.



Hoje vou tratar de um assunto que interessa a muitos entusiastas do software Trader Gráfico. Já tratei aqui há um bom tempo, mais especificamente dois anos atrás, sobre as figuras Triângulo e Ombro-Cabeça-Ombro. Na época o software Trader Gráfico ainda não as identificava sozinho, função esta que foi incorporada ao programa apenas no final de 2008.

Ocorre que de lá para cá não havíamos mais modificado esta função, pois ela atendia muito bem ao seu propósito e identificava as figuras corretamente. Porém desde ontem, uma nova versão do Trader Gráfico (3.3.41) foi liberada com algumas novidades nas funções que identificam Triângulos e O-C-O's. Segue abaixo a novidade:

Responsive image


Da mesma forma que já ocorria com a identificação automática de Fibonacci, as figuras também ganharam 5 níveis de análise. O que já existia desde 2008 agora é tratado como nível zero, que continua funcionando igual. Mas há 4 novos níveis tanto para o Triângulo como para o O-C-O que podem ser explorados, além de haver uma função TODOS que permite ligar todos eles no gráfico ao mesmo tempo.

Isto foi feito porque figuras maiores, montadas no gráfico ao longo de muitas barras, não eram identificadas na versão anterior, ou melhor, no nível zero, mas agora com vários níveis mais avançados a maioria das figuras que nós observamos o software Trader Gráfico também encontra. Abaixo um gráfico de Triângulos já conhecidos, nível zero:

Responsive image


Nenhuma novidade, projeções de curto prazo eram identificadas e cumpridas pelo gráfico. Mas abaixo, mostro um O-C-O que era nitidamente visível em PETR4 e, agora, também é encontrado no Trader Gráfico automaticamente. Neste caso, o O-C-O é de nível 3, reparem como a projeção é correta, esta é a diferença entre enxergar a olho nu (e ter que projetar a reversão na mão) e receber tudo pronto do software:

Responsive image


Mas não é só isso, o algoritmo de níveis fez revelações em OGXP3, onde previu um topo muito forte 2 meses antes de ele ocorrer e também em BTOW3, onde a previsão foi de baixa até um fundo forte anterior e também foi cumprida. Seguem imagens:

Responsive image


Responsive image


E tudo isto é feito em Tempo Real durante o pregão pelo software Trader Gráfico sozinho, não é análise previamente encontrada e retransmitida. Isto quer dizer que você pode usar isto para operar o gráfico intraday de 1 minuto que qualquer papel e receber as projeções exatas no momento em que ocorrem.

Estas figuras são encontradas em praticamente todos os ativos de Bovespa e BM&F, em todos os tempos gráficos. É como um Raio X revelador de tendências, quando você vê as forças de alta e de baixa atuando dentro do gráfico, fica muito mais fácil encontrar pontos de entrada e saída. A minha única recomendação é que continuem utilizando o STOP, pois estas projeções, embora fortes, são análises técnicas como qualquer outra.

 
Responsive image
As figuras Triângulo e Ombro-Cabeça-Ombro podem ser identificadas em apenas um clique no Trader Gráfico pelo menu:

Estudos > Auto Análise (Fibonacci + Figuras)

(11) 2122-4044
Telefone e WhatsApp - Horário Comercial

Suporte Técnico e Comercial, entre em contato com a nossa equipe sempre que precisar. Você também conta com o e-mail trader@tradergrafico.com e com uma vasta Documentação e Artigos Técnicos na nossa Ajuda.

CLIENTES Não-Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Usuários finais, pessoas físicas, que utilizam o serviço única e exclusivamente para benefício próprio, sem fins comerciais ou profissionais, na base de um terminal por CPF e endereço.

CLIENTES Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Agentes Autônomos, operadores de mesa e consultores são Usuários Profissionais. Acrescentar R$ 130/mês para Bovespa e mais R$ 130/mês para BM&F, de acordo com a política comercial da B3.