Blog

←Voltar

Commodity Channel Index (CCI)

Ano 2, No 39, Data 08/09/2008

Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. CampusElsevier, 2010) e sóciofundador do Trader Gráfico.



Esta semana avaliaremos um indicador criado por Donald Lambert em 1980 chamado Commodity Channel Index (CCI). Inicialmente era usado em commodities, como o próprio nome diz, mas hoje em dia ele é muito aplicado em ações e outros ativos, além de ser muito utilizado em day-trade.

O indicador Commodity Channel Index (CCI) é um oscilador, ou seja, produz sinais de compra e venda quando cruza patamares pré-estabelecidos de sobre-compra e sobre-venda. Ele está de certa forma ligado ao Ponto de Pivot, já descrito aqui em nossas newsletters. Isto porque o seu cálculo é totalmente baseado no conceito do Ponto de Pivot, como segue:

Pivot = (Máxima + Mínima + Fechamento) / 3

CCI = (Pivot - MMS_Pivot) / (0,015 * DesvPad_Pivot)

Onde:
CCI = Commodity Channel Index;
Pivot = Ponto de Pivot;
MMS_Pivot = Média Móvel Simples dos N últimos Pivots, normalmente N = 20;
DesvPad_Pivot = Desvio Padrão dos N últimos Pivots.

Desta forma, o Commodity Channel Index (CCI) deve oscilar entre valores positivos e negativos, sendo que o valor de -100 é adotado como patamar de sobre-venda e o valor de +100 é adotado como patamar de sobre-compra.

Responsive image


Na figura acima podemos ver com as setas verdes e vermelhas o ponto de compra e o ponto de venda, respectivamente. Assim como em outros osciladores, o sinal de compra é dado quando o valor do CCI ultrapassa a reta de sobre-venda (-100) de baixo para cima. Da mesma forma, o sinal de venda é dado quando o CCI ultrapassa a reta de sobre-compra (+100) de cima para baixo.

O CCI pode ser utilizado em gráficos diários, como na imagem acima, ou em gráficos Intraday, onde tem um desempenho muito bom. Este indicador está relacionado a movimentos rápidos de alta ou baixa, o que o torna interessante para estratégias de day-trade.

Quando utilizado em gráficos Intraday podemos acompanhá-lo junto com as retas do Ponto de Pivot, desta forma podemos diminuir o número de sinais falsos simplesmente aceitando os sinais que estiverem próximos a qualquer uma das retas do Ponto de Pivot e descartando os demais.

Até a próxima semana!

 
Responsive image
Você pode adicionar o oscilador Commodity Channel Index (CCI) no Trader Gráfico pelo menu:

Estudos > Osciladores > Commodity Channel Index (CCI)
(11) 2122-4044
Telefone e WhatsApp - Horário Comercial

Suporte Técnico e Comercial, entre em contato com a nossa equipe sempre que precisar. Você também conta com o e-mail trader@tradergrafico.com e com uma vasta Documentação e Artigos Técnicos na nossa Ajuda.

CLIENTES Não-Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Usuários finais, pessoas físicas, que utilizam o serviço única e exclusivamente para benefício próprio, sem fins comerciais ou profissionais, na base de um terminal por CPF e endereço.

CLIENTES Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Agentes Autônomos, operadores de mesa e consultores são Usuários Profissionais. Acrescentar R$ 130/mês para Bovespa e mais R$ 130/mês para BM&F, de acordo com a política comercial da B3.