Blog

←Voltar

Super Candlesticks - Padrões de operação na prática

Ano 4, No 77, Data 02/01/2010

Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. CampusElsevier, 2010) e sóciofundador do Trader Gráfico.



O que você diria se alguém lhe dissesse que encontrou um estudo técnico que acertou 100% das operações no gráfico diário de VALE5 (Vale PN) entre Novembro/2006 e Novembro/2009, ou seja, por TRÊS anos seguidos? E se o ganho neste período fosse de 190%? E se os 100% de acerto destes três anos tivessem ocorrido para mais 9 ações (OGXP3, BVMF3, SBSP3, PSSA3, BRAP4, LLXL3, JHSF3, GOAU4, VALE3)?

Estamos falando de padrões de candlesticks, escola oriental (japonesa) de análise gráfica. Padrões tão complicados de entender e usar que poucas pessoas se arriscam a operá-los, mesmo sabendo que o seu resultado é magnífico.

São tantos nomes e variáveis que demorei dois anos para conseguir extrair a sua essência para estudos automatizados. Mas agora que consegui, compartilho os resultados com você assinante. A lógica todos conhecem (ou podem conhecer estudando), o jeito de utilizá-la foi sintetizado para fornecer apenas um resultado: LUCRO. Como sempre, fiz de um jeito que você não precisa entender, basta ligar o estudo e o Trader Gráfico lhe dará os sinais!

Primeiro vamos à resposta das perguntas do primeiro parágrafo. O padrão que deu estes resultados é o Envolvente, já tratado em Newsletters anteriores. Fora ele, mais três padrões são tratados nos novos estudos, o Bebê Abandonado, o Piercing Line / Nuvem Negra e a Ilha de Reversão. Este último é mais ocidental do que oriental, mas para nós ele guarda algumas diferenças em relação ao seu amigo oriental, o Bebê Abandonado.

Os padrões Envolvente e Piercing Line / Nuvem Negra foram tratados em outras Newsletters, por isso não vou repetí-los, assim como a Ilha de Reversão. Já o Bebê Abandonado, precisa de explicações, como segue:

Quem ler as Newsletters anteriores pelos links acima verá que o nome Bebê Abandonado não é citado, embora eu o explicasse nos cursos que dei sobre o tema nos últimos anos. O que citei nas Newsletters foram vários padrões com o nome ESTRELA. Estrela de Alta, Estrela da Manhã, Estrela da Noite, Estrela Doji entre outras. Todos estes padrões são muito parecidos e a sua lógica de operação também é muito semelhante, o que muda é a intensidade da força da tendência futura que cada um revela. Como para mim o que importa é lucro e todos estes padrões são fortes o suficiente para iniciar uma operação, juntei-os todos sob o nome de um outro padrão famoso, o Bebê Abandonado.

Que não me entendam mal os puristas da análise de candlesticks, Bebê Abandonado é um padrão de reversão que possui três candles, por exemplo, no sinal de venda dois candles ficam totalmente abaixo de um preço X (máxima, mínima, abertura e fechamento) e um candle, necessariamente o do meio, com todos os preços acima deste mesmo preço X. Isto caracteriza o que nós ocidentais chamamos de Ilha de Reversão, a diferença é que para nós tal ilha pode ser formada para vários candles intermediários, enquanto que o Bebê Abandonado é formado por apenas um, da mesma forma que todas as estrelas citadas anteriormente.

Então o que fiz foi simplificar e rebatizar. Primeiro, cortei os preços de máxima e mínima da lógica do Bebê Abandonado. Considero-o como um padrão se apenas abertura e fechamento se enquadrarem nas regras explicadas acima, excluindo máxima e mínima. Com isto, percebi que todas as estrelas também se enquandram nestas regras, por isso, o meu Bebê Abandonado é uma regra geral de estrelas, enquanto que a minha Ilha de Reversão preenche o vazio deixado pelas máximas e mínimas do Bebê Abandonado e ainda amplia a sua utilização.

Agora vamos à prática. Abaixo, o exemplo dado logo no início com a VALE5 e o padrão Envolvente, seguido pelos demais padrões. Após a figura temos as explicações:

Responsive image

Responsive image

Na prática, os padrões de candlesticks, sejam eles quais forem, ajudam muito na tomada de decisão em operações já em andamento. Por exemplo, se você está comprado em determinada ação e vê um sinal de venda causado por um padrão Envolvente, você vai interromper a sua estratégia anterior e vender. Por isso, os estudos aqui criados não podem simplesmente marcar compra e venda, eles precisam mostrar quando os padrões ocorrem, mesmo que o padrão seja no mesmo sentido do padrão anterior.

Na imagem acima, os padrões são mostrados dentro dos gráficos auxiliares e não no principal. Isto tem uma razão, precisamos separar a lógica de cada padrão para poder tomar a decisão de forma correta. Desta forma, se você observar o primeiro gráfico auxiliar do padrão Envolvente, verá uma linha que oscila entre 0 (zero), +0.5 (mais meio), +1 (mais um), -0.5 (menos meio) e -1 (menos um). Este padrão de oscilação é seguido pelos demais estudos, com um detalhe na Ilha de Reversão onde estes números são multiplicados por 100000 (cem mil) apenas para ajuste gráfico.

Se a linha fizer um pico positivo (+1), significa que o padrão apareceu dando sinal de compra. Se o estudo não estava comprado, o software marca +1 e começa a marcar o fundo verde, deixando a linha a partir do próximo candle no valor positivo de +0.5, desta forma, se novos sinais de compra aparecerem, novos picos +1 são formados, mesmo com o estudo já estando comprado. Quando tivermos um sinal de venda, teremos -1 e na sequência manteremos a linha em -0.5 com fundo vermelho até um novo padrão aparecer, seguindo a mesma lógica da compra.

Note que este tipo de gráfico pode ser utilizado de duas formas. 1) Sozinho como sinal de compra e venda ou cruzado com outros estudos pela tela automatizada de Estratégias. 2) Como alerta visual ao investidor, gerando sinais que podem modificar a sua tomada de decisão, onde cada pico +1 ou -1 o faz redefinir sua estratégia.

É importante ressaltar, que cada padrão se encaixa melhor em um tipo de ação. No exemplo citado acima, o Envolvente é muito bom para VALE5, mas se você quiser operar PETR4 (Petrobras PN) o padrão Bebê Abandonado dará melhores resultados. Ou seja, você precisa testar cada padrão no seu conjunto de ativos preferidos e verificar qual deles melhor se encaixa para cada ação. Uma vez tudo definido, basta abrir o estudo no gráfico correto e acompanhar.

Resumindo esta Newsletter, empacotamos os temidos candlesticks. Agora você pode fazer back-tests e adicionar um novo crivo às suas análises sem precisar comprar livros e fazer cursos sobre candlesticks. Claro que eu recomendo que você leia livros e faça cursos, mas também acho que a falta deles não deve excluir-lhe de ter lucro usando estes padrões magníficos.

Um feliz 2010 a todos, de muito sucesso e realizações!

 
Responsive image
Os estudos Super Candlesticks, estão disponíveis no Trader Gráfico pelos menus:

Estudos > Estudos Personalizados > Candlestick - Bebê Abandonado
Estudos > Estudos Personalizados > Candlestick - Envolvente
Estudos > Estudos Personalizados > Candlestick - Piercing _ Nuvem Negra
Estudos > Estudos Personalizados > Ilha de Reversão
(11) 2122-4044
Telefone e WhatsApp - Horário Comercial

Suporte Técnico e Comercial, entre em contato com a nossa equipe sempre que precisar. Você também conta com o e-mail trader@tradergrafico.com e com uma vasta Documentação e Artigos Técnicos na nossa Ajuda.

CLIENTES Não-Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Usuários finais, pessoas físicas, que utilizam o serviço única e exclusivamente para benefício próprio, sem fins comerciais ou profissionais, na base de um terminal por CPF e endereço.

CLIENTES Profissionais
Apenas para produtos com Cotações em Tempo Real

Agentes Autônomos, operadores de mesa e consultores são Usuários Profissionais. Acrescentar R$ 130/mês para Bovespa e mais R$ 130/mês para BM&F, de acordo com a política comercial da B3.